Amapá -Macapá – Oiapoque – Guiana Francesa setembro 2024

Amapá -Macapá – Oiapoque – Guiana Francesa setembro 2024

                               Amapá -Macapá – Oiapoque – Guiana Francesa setembro 2024

-fotos-https://drive.google.com/drive/folders/13S0AHWiiCAX4tqfYiMKD35lDlVTmjngD

-videos-https://youtu.be/jQ0JijWODn0?si=V1SLV7czGUPo1vcA

                  Amapá  é o estado brasileiro mais isolado, porque   ele não é conectado com nenhum outro estado do país por estradas, apenas via navegação e aérea. Isso encarece e atrasa muito o transporte de mercadoria e de pessoas, acarretando num certo isolamento econômico. Em contrapartida é o estado mais bem conservado ambientalmente, o que é muito positivo. 

                   São 800  mil habitantes , sendo 445 mil na capital Macapa e Santana com 110 mil, portanto muito concentrado na área da capital. Madeiras, palmito , fazendas de Açaí , minérios são os principais propulsores da economia. Desproporcionalmente, o Estado  tem 3 Senadores.

                    Antes território, criado em 1943, tornou-se estado em 1988 junto com a constituição e em 1* de janeiro de 1992 foi inaugurado o estado do Amapá. Foi colonizado pelos portugueses. A disputado com a França, então Guiana Francesa ( departamento ultramarino da França na América do Sul ) resultou na atual geográfica, em decisão em 1900 pelo tribunal da Suíça, com argumentos de Francisco Caetano da Silva, gaúcho de Jaguarão e pelo advogado nomeado, Barão do Rio Branco. limítrofe com a Guiana Francesa, a qual visitei algumas semanas antes, é ligada por uma ponte que ainda não funciona para os Brasileiros em tua totalidade, somente para os Franceses virem ao Brasil. 

                     A França não reconhece o rio Oiapoque como limite entre a Guiana e o Amapá, reivindicando parte do território do Amapá. A cidade de Saint Georges da Guiana faz fronteira com o município de Oiapoque do Amapá. É necessário visto para entrar na Guiana. 

                     O rio Amazonas é o mar de Macopá. Os ventos dão uma clima de beira mar. O parque a beira Rio, praça do coco, com quiosques de comidas típicas, casa de artesanato ,quadras esportivas, espaco para shows , amplos gramados , mercado do pescado muitos barcos é uma lugar lindo e funcional. A maré diária faz parte da logística do transporte do local. 

                       A expressão do Oiapoque ao Chui significa os pontos extremos do Brasil. Em linha reta são 4180 km. 

                       No parque do  meio do mundo, o monumento Marco zero do Equador , um dos mais interessantes pontos turísticos de Macapá, é formado por um monumento construído sobre a linha imaginária do Equador que divide a terra em dois hemisférios. Conta com um obelisco de aproximadamente 30 metros de altura uma abertura circular no centro, onde o sol incide na época do equinócio , fenômeno que acontece somente nos meses de março e setembro . O complexo contempla ainda terraço, espaço para shows, arena de futebol, sambódromo e a praça dos povos.   Na experiência  de equilibrar um ovo em pé na linha imaginária  fui bem sucedido, acredito ser pela ação magnética.

                          “ Moro na esquina do rio mais belo com a linha do equador “. Trecho de uma música. Define poeticamente o meio do mundo . O parque  situado  a Avenida Equatorial.   

                         Os 580 quilômetros até município de Oiapoque  passa por diversos municípios:: Porto grande ,  Tatarugalzinho, Praacuba, Breu, Porto Grande(terra do Abacaxi), Amapá ( antes era Montenegro), onde  estão as ruínas  da base aérea do Amapá, da segunda grande guerra, como pista de pouso, âncora com escada para Zeppelin, alojamentos e um  museu e Calçoene ( município que mais chove no Brasil). Os últimos kms são de estrada de chão, barro vermelho. 

                           A base área do Amapá durante a segunda guerra serviu para pouso dos zeppelin americanos que patrulhavam a costa a procura de submarinos nazistas. Existe um projeto para revitalizar o museu a céu aberto que está conforme nossa visita, abandonado.  

                          Na divisa com  GF Guiana Francesa esta Ponte Binacional aberta em março de 2007. Atualmente mais usada pelos Franceses para vir ao Brasil. Brasileiros precisam de visto que precisa ser conseguido nas embaixadas em SP ou DF. A cidade de 5000 habitantes,  St. George é um ponto de visitação permitido onde tem um consulado do Brasil e se chega pelo rio em pequenos barcos ou lanchas rápidas. 
A primeira praia oceânica, a Praia de Goiabal, enorme, associada e maré baixa torna o lugar imenso com redes de pesca e na maré baixa os búfalos se reúnem desfrutando da areia mais fria para se refrescar. Na Índia , em Goa as vacas na praia, em Macapa os búfalos na praia de Goiabal.

                              Os guias Sr. Gilson e Antônio (096) 99134-4942 da Cupuaçu Turismo , conhecedores profundos da história e dos povos indígenas, enriqueceram nossa experiência neste estado mais ao norte do Brasil, inclusive tirando fotos.

                                As canoas, as lanchas, os barcos de passeio, de pesca fazem parte da vida dos Amapenses. Da mesma forma a maré que diariamente muda o desenho nas margens e dita a saída e chegada de embarcações.

                                A previsão do tempo no Amapá, por observação nesta aventura, é que ele passa bem , bem devagar aqui. 

                                Minhas aventuras. Descobri e explorei este mundo em alguns dias, e o divido com você aqui e agora com este texto, fotos e vídeos. Viaje pelo mundo.

Marcos HANS,  

Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.

Commercial  real estate  developer and  a  Happy World Traveller 

Former DCC Dale Carnegie Courses Instructor in Porto Alegre RS

Past Grand Secretary of Foreign Affairs- Grand Lodge of Rio Grande do Sul – Brazil

Grand Representative near Grand Lodge of India.

Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner,(Potentate 2018 Hikmat ) SRCF VII, TOM. 

See curriculum.  https://www.sejalider.com.br/?p=4243

Sobre o Autor

M.Hans administrator

Tudo é uma questão de atitude. Everything is a matter of attitude.